capa-multiplo-rio

Período

10/01 a 20/03 de 2015

terça-feira a domingo das 10h às 21h.

Entrada Franca / Classificação Livre

 

Local

CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 25 – Centro

Informações: (21) 3980 3815

www.caixacultural.com.br

Siga a Fanpage: facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

Rio de Janeiro

CAIXA Cultural

Depois de reunir um público de aproximadamente 350 mil pessoas em sete capitais brasileiras, a mostra Múltiplo Leminski abre a temporada 2016 da CAIXA Cultural Rio de Janeiro trazendo um vasto acervo do poeta Paulo Leminski (1944 – 1989). A exposição, que fica em cartaz de 10 de janeiro a 6 de março, é a maior já realizada sobre a obra e a vida do escritor curitibano. São mais de mil objetos originais entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes.

Com curadoria assinada por Alice Ruiz e pelas filhas do poeta, Aurea e Estrela Leminski, a mostra é resultado de anos de pesquisa e catalogação. Dividida em diversos espaços cênicos, as instalações revelam a multiplicidade do artista, que acumulava diversas funções como músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário.

O escritor apresenta uma produção extensa que abrange não só a literatura, mas outras linguagens artísticas. Todos os objetos originais presentes na exposição pertencem ao acervo particular da família: a máquina de escrever, livros escritos e traduzidos por ele, obras que faziam parte da sua biblioteca, entre elas, dicionários em várias línguas, revistas, fotos, cadernos, recortes de jornais, entrevistas, cartas, poesias escritas em guardanapos, originais manuscritos e datilografados, histórias em quadrinhos e vídeos. O vasto repertório como letrista e compositor está representado por capas de LPs, discos e fitas cassetes.

“Trazer esta exposição para o Rio de Janeiro é muito legal para a gente, pois a cidade tem um significado marcante na vida e obra de Paulo Leminski, não só porque ele residiu na capital por duas vezes, no final dos anos 60, mas porque foi onde começou a ser jornalista e músico. Além disso, durante a década de 80, viajava frequentemente para o Rio para participar de eventos culturais, lançar livros e rever amigos e parceiros musicais”, explica Aurea Leminski.

Atividades Paralelas

09 de janeiro – 19h Pocket show Leminskanções, por Estrela Leminski acompanhada do músico Téo Ruiz

10 de janeiro – 11h Visita guiada com as curadoras Alice Ruiz, Aurea e Estrela Ruiz

12 de janeiro – 19h Palestra Paulo Leminski, o Polígrafo , com o professor, pesquisador, compositor e letrista Fred Goés. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao@whoisproducoes.com.br.

23 de janeiro – 16h Lançamento do catálogo oficial Múltiplo Leminski

Mostra Audiovisual

9 de janeiro (sábado) 14h30 – O poeta (2001), Paulo Munhoz, 5min, Brasil, Livre 16h30 – Belowars (2008), Paulo Munhos, 71min, Brasil, Livre 18h – Polaco loco paca (1987), João Knijinik, 10min, Brasil, Livre

10 de janeiro (domingo) 14h30 – Fazia poesia – poemas de Paulo Leminski (2004), Carlos Deiró e Mario Gallera, 30 min, Brasil, Livre 16h30 – Ex Isto (2010), Cao Guimarães, 86 min, Brasil, 14 anos 18h30 – Ervilha da Fantasia – uma ópera Paulo Leminskiana (1985), Werner Schumann, 30 min, Brasil, Livre

logos