Print

09/06 a 24/09 de 2017
seg. a sex. das 9h às 17h.
sáb. dom e feriados: 14h às 18h.
Entrada Franca / Classificação Livre

Museu de História e Artes
Hélenton Borba Côrtes

Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500
Zona 5, Maringá.

Maringá

Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes

A exposição sobre a vida do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski, denominada Múltiplo Leminski, retoma a estrada após um ano de intervalo. A mostra que ficará aberta ao público de 9 de junho a 24 de setembro em Maringá, norte do Paraná, reúne aspectos culturais da multifacetada mente efervescente do artista, de maneira visual e poética, utilizando-se de mais de mil objetos pessoais que vão desde manuscritos em guardanapos, quadros, a coleção de dicionários, entre outras curiosidades que recompõem sua atmosfera cultural.

A exibição foi criada em 2012 com o objetivo de ampliar o conhecimento da obra de Leminski que, apesar de um ícone da poesia, caminhou com desenvoltura por diversas expressões artísticas como, por exemplo: os contos, os romances, as traduções, as composições musicais e mais uma infinidade de manifestações da criatividade. A exposição Múltiplo Leminski tem a curadoria de Alice Ruiz, Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski. “A obra de Leminski é atemporal e continua conversando com os diversos públicos e a cada edição vamos redescobrindo e re-significando certos aspectos”, destaca Aurea. Segundo ela, Maringá será premiada com a edição que terá o maior número de atividades paralelas já realizadas durante a mostra.

Desde 2012, a mostra tem itinerado pelas principais capitais do país e há um ano estava fora dos espaços culturais, mas agora retoma agenda no Paraná, abrindo a temporada 2017 na região norte, com projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, e apoio da Copel, Lowçucar e Secretaria de Estado de Cultura de Maringá. O projeto também recebeu apoio de fomento à cultura do Instituto Cultural Ingá.

Paralelamente à mostra oficial, ocorre uma extensa grade de atividades, em especial no dia 24 de agosto é celebrado o aniversário de nascimento de Leminski e o dia oficial da abertura do Mês da Literatura no Paraná. Estão previstos o show Leminskações, com participação especial do músico e professor José Miguel Wisnik, que também fará uma palestra no mesmo dia, e visita guiada com Alice Ruiz. Durante o período expositivo haverá ciclo de palestras, mostra de filmes, entre outras atividades.

Abertura da exposição Múltiplo Leminski
Data: 08/06/2017
Horário: 19h

Atividades Paralelas

Visita guiada com Aurea Leminski
Data:09/07/2017
Horário: 14h
Local: Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes
Endereço: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500 – Zona 5, Maringá

Visita guiada com Alice Ruiz
Data:24/08/2017
Horário: 15h
Local: Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes
Endereço: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500 – Zona 5, Maringá

Palestra de José Miguel Wisnik
Data: 24/08/2017
Horário: 17h
Local: Casa da Cultura Alcidio Regini
Endereço: Av. Sophia Rasgulaeff, 693, Jd. Alvorada

Show Leminskanções – com Estrela Leminski, Téo Ruiz e banda – participação especial de José Miguel Wisnik.
Data: 24/08/2017
Horário: 20h30
Local: Teatro Calil Haddad
Endereço: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500 – Zona 5, Maringá.

Mostra de Filmes e Vídeos
Data: 13 a 14 de setembro
Horário: das 19h às 21h
Local: Casa da Cultura Alcidio Regini
Endereço: Av. Sophia Rasgulaeff, 693, Jd. Alvorada

Ciclo de Palestras com Aurea Leminski – 10 palestras
Data: durante o mês de setembro
Local: Escolas Públicas


logos-01