multiplo-leminski-01

Período

12 de julho a 20 de outubro de 2013

Prorrogada até 17.nov.2013.

 

Local

Ecomuseu de Itaipu

Avenida Tancredo Neves, 6001

Foz do Iguaçu – PR

Foz do Iguaçu

Ecomuseu de Itaipu

A ida do Múltiplo Leminski para o Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, marca o início da itinerância da exposição. Foi necessário redesenhar toda a mostra para adequá-la ao espaço, que oferece um pouco mais de 300 metros quadrados – bem menor do que o Olho do MON (link para MON) onde o projeto Múltiplo Leminski ganhou vida. “Todas as facetas de Leminski foram igualmente representadas no Ecomuseu. Aqui, a exposição ficou mais aconchegante, mais intimista”, observa Alice Ruiz.

Segundo Paulino Motter, consultor do Diretor-Geral Brasileiro de Itaipu, a exposição vai ao encontro da política e da missão do Ecomuseu de Itaipu. “A exposição representa uma oportunidade de tornar a obra e o personagem Leminski conhecidos pelas novas gerações. Sua poesia é um poderoso estímulo à leitura e à formação de audiências com sensibilidade estética para apreciar a sua própria cultura”, defende.

Efeito Múltiplo Leminski

Público: 130 mil

Eventos: oficinas educativas, palestra, visitas guiadas, show, lançamento do catálogo Múltiplo Leminski, distribuição de exemplares de “Toda Poesia” para escolas de Foz do Iguaçu. Entrega de 15 mil exemplares da cartilha “Tio Lema” para as escolas públicas de Foz e região. Aula-show com José Miguel Wisnik (piano), no auditório do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional; o músico fez um tributo a Paulo Leminski acompanhado pelo baterista Sérgio Reze e o violonista Swami Jr. Para encerrar as atividades foi ministrada uma oficina de haikai com a escritora Alice Ruiz e realizado um sarau poético com artistas locais.

Intervenções urbanas: grafitagem na área interna do Ecomuseu, na fachada e no Parque Tecnológico de Itaipu; grafites em alguns muros do centro da cidade.

Fotos da exposição

crédito: José Vieira

patrocinio-foz-do-iguacu